quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Câncer


A causa básica para o aparecimento do câncer é a perda fundamental do controle sobre a reprodução normal das células. Assim, uma célula normal transforma-se em uma cancerosa. São várias as causas que contribuem para esse descontrole: mutações, radiações, vírus oncogênicos, estresse.

Para combater essas células cancerosas o organismo ativa o sistema imunológico. Ele fica responsável por identificar e combater o câncer. A integridade do sistema imunológico depende muito do suporte nutricional que o paciente esteja recebendo. Outros agravantes que determinarão qual plano alimentar a ser instituído serão as futuras intervenções que este paciente poderá sofrer no processo de cura tais como, tratamentos cirúrgicos, radioterapias, quimioterapias etc.

É bem mais difícil a recuperação do estado nutricional de um paciente debilitado do que a manutenção de paciente saudável. Metas nutricionais devem ser estabelecidas e um monitoramento contínuo deve ser realizado para evitar risco de depleção protéica.

Energia
Grandes demandas de energia são colocadas para o paciente com câncer. É fundamental o suprimento de carboidratos para poupar as reservas de proteínas para a síntese vital dos tecidos. Um paciente adulto com bom estado nutricional irá exigir cerca de 2.000 kcal/dia para que ocorra a manutenção das necessidades. Já um paciente mais desnutrido poderá exigir 3.000kcal/dia a 4.000kcal/dia.
Alguns estudos entre mulheres norte-americanas , concluíram que a redução do consumo de gorduras, com uma oferta total de 40%-22% total , conferiram motivação, empenho no prosseguimento da dieta. Assim, temos um quadro de uma alimentação adequada em carboidratos , proteínas e reduzida em gorduras.

Proteínas
A demanda adequada de proteína na dieta oferece uma síntese protéica tecidual, que é um componente necessário para cicatrização e reabilitação do paciente. Um paciente adulto requer cerca de 80-100g de proteínas por dia.

Vitaminas e minerais
As vitaminas do complexo B, A, C E, D dão o suporte necessário para a síntese protéica, antioxidantes, proteção da integridade da parede celular, metabolismo adequado de cálcio e fósforo etc.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O corpo não consegue combater as infecções. Por isso a necessidade de um acompanhamento nutricional!!!

Um comentário:

Léo disse...

Olá Marcela. Gostaria que soubesse que suas informações me ajudaram muito, pois sua linguagem é clara e de fácil assimilação. Agradeço ao mesmo que tempo a parabenizo. Sucesso!