terça-feira, 18 de agosto de 2009

Chá verde! Saiba quem pode usar!


O chá verde é produzido através da infusão das folhas da planta Camellia sinensis. A partir dela ainda é possível produzir mais três tipos de chás: preto, vermelho e branco. O que diferencia cada um deles é o tempo de fermentação.

É considerado um alimento funcional composto com vários princípios ativos que caracterizam as propriedades seja da infusão (chá) ou das cápsulas, atualmente, comercializadas e divulgadas no Brasil. Conheça agora os princípios ativos mais importantes do chá verde e suas respectivas propriedades que o caracterizam:

1- Compostos fenólicos:
a) Taninos: Caracteriza o gosto adstringente (amargo). Se consumida por via oral uma dosagem superior a 5% da concentração de tanino, pode provocar no organismo hemólise, irritação nas mucosas e em casos mais raros, insuficiência renal.
b) Polifenóis: Do tipo flavonóide: confere ao chá ação antioxidante, antiinflamatória, diurética. O flavonóide mais presente no chá é a catequina que também possui ação antioxidante muito forte e inibição da ploriferação celular tumoral, coadjuvante no tratamento da AIDS.
Para se obter uma quantidade adequada de polifenóis, deve-se tomar uns 4 copos de chá verde por dia ou então 100 mg do extrato em cápsulas.
c) Ácidos fenólicos(caféico, gálico, clorogênico): Ação antioxidante.

2- Saponinas
Ação mucolítica, diurética e depurativa e em excesso também provoca irritação instestinal.

3- Alcalóides
a) Cafeína: Com efeito estimulante, no chá verde a cafeína é absorvida mais lentamente que a do café. Uma simples adição de uma gota de limão ou leite ajuda a precipitar a cafeína.

Curiosidades!!!
Quanto menor é a folha de chá maior a quantidade de cafeína.
Um copo comum de 180 mg de chá verde contém aproximadamente 30 miligramas de cafeína, um de chá preto tem aproximadamente 40 miligramas, um copo de café preto tem 100 miligramas de cafeína. Quanto maior o tempo de infusão em água do chá verde ou preto, maior o conteúdo de cafeína.
O chá verde não fermentado tem 1/3 da quantidade de cafeína e o chá semi fermentado possui ½ do conteúdo de cafeína quando comparado ao chá fermentado (preto).


Chá verde x Efeitos Colaterais

A cafeína é quem dita a maioria dos efeitos colaterais do chá verde que vão desde a falta de sono, irritabilidade, palpitação, tontura, diarréia ou perda de apetite. Portanto as pessoas que sofrem de batimentos cardíacos irregulares, mulheres grávidas e que estejam amamentando devem limitar o consumo de chá verde.
A maioria dos suplementos de chá verde tem pouca cafeína, cerca de 5 a 6 mg em pílulas de 250 mg entretanto uma xícara do chá fermentado contém cerca de 40 mg de cafeína.

Para se ter o efeito benéfico do chá verde sem a cafeína, dever-se procurar o chá descafeinado em cápsulas.

Pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante devem também tomar cuidado com a ingestão do chá verde, pelo seu alto conteúdo de vitamina K.

Medicações alcalinas como os antiácidos, podem ter a sua absorção retardada, pela presença de taninos no chá verde .

Pessoas que sofrem de úlceras estomacais devem evitar o excesso de chá verde, porque o gosto amargo pode estimular a produção de ácido gástrico e consequentemente provocar desconfortos.





Referências

FERRO, D. Fitoterapia. Conceitos clínicos. Ed. Atheneu.2008.

Curso de Plantas Medicinais.


Um comentário:

Mari disse...

Meus parabéns!!! Adorei o seu site!!